O que é SEO?

O que é SEO?

Search Engine Optimization – SEO

Olá, mundo!

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas aplicadas a uma determinada página Web ou a um site inteiro que tem como objetivo trazer o conteúdo otimizado para as primeiras páginas nos resultados de sistemas de busca, quando pesquisado por determinadas palavras-chave.

Em poucas palavras: utilizando melhores práticas de SEO em seu site, você fará com que ele fique bem posicionado nos resultados de buscas, fazendo com que mais pessoas visitem seu site.

Existem dois tipos de otimização para mecanismos de pesquisa:

  • SEO White Hat: são as técnicas de otimização que utilizam métodos aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo relevante e melhoria da qualidade do site;
  • SEO de Black Hat: são os mecanismos que utilizam truques como Cloaking, que é a camuflagem do conteúdo real da página, e spamdexing. Essas práticas não são permitidas pelos sistemas de busca e podem ocasionar com que sites sejam banidos dos sistemas de busca.

Vou mostrar as principais técnicas utilizadas para otimização de sites e blogs para os principais mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing. Seguem abaixo algumas dicas sobre como otimizar sites, mas pode ser aplicado, também, para otimização de blogs.

Vou dividir em três tópicos a serem avaliados para uma boa otimização SEO: Definições sobre assuntos, domínio e mercado; Elementos de HTML, metas-tag e títulos; Escrita do conteúdo.

Definições sobre assuntos, domínio e mercado

Pesquise seu tema na “ferramenta de palavra-chave” do Google AdWords.

SEO - Ferramenta de palavra-chave
SEO - Ferramenta de palavra-chave

Dê preferência para resultados com as seguintes características:

  • Procure por tipo de correspondência “[Exata]“;
  • Procure por palavras com concorrência “Alta”;
  • Evite palavras-chave muito concorridas, utilize buscas mais específicas (ex.: prefira “curso java” do que “java”);
  • Faça uma busca por sua palavra-chave no google, para identificar a quantidade de resultados e a qualidade dos sites que estão no topo dos resultados.

Você pode verificar se uma palavra chave é utilizada apenas em um período, como carnaval, reveillon, etc. Para isso, utilize a ferramenta Google Trends. Através dessa ferramenta também pode-se verificar palavras mais buscadas entre sinônimos (ex.: carro x automóvel) ou plural (ex.: festa x festas).

Elementos de HTML, metas-tag e títulos:

  • Tag <title>: deve conter APENAS as principais palavras-chave – não precisa ter o título do site como um todo (ex.: prefira “Search Engine Optimization – SEO” do que “Search Engine Optimization – SEO | O Informatiqueiro”). Deve-se colocar o título do site apenas na página inicial. Inicie o título com a(s) palavra(s)-chave (utilize no máximo 69 caracteres);
  • Tags <h1..6>: Utilizar <h1> com o título da página (preferência para topo esquerdo e com palavra-chave), <h2> com um subtítulo principal e <h3> para subtítulos do conteúdo;
  • URL: utilizar palavras-chave na URL e tentar definir com o menor número de caracteres possíveis;
  • Utilizar meta-tag description com palavras-chave;
  • Meta Keywords: informar as principais palavras-chave (somente palavras que estão no texto – não repita palavras);
  • Incluir palavras-chave no rodapé.

Escrita do conteúdo:

  • Não coloque “e”, “em”, “de” e etc, nos títulos. Separe os conteúdos por “|” (ex.: “Curso Java | Treinamento Java”);
  • Incluir palavras-chave no início e perto do fim. Usar plural e termos relacionados;
  • Negrito, itálico e sublinhado: utilizar essas formatações em algumas palavras-chave (apenas uma formatação por palavra-chave);
  • Keywords: informar as principais palavras-chave (somente palavras que estão no texto – não repita palavras);
  • Imagens: utilizar nomes de arquivos com palavras-chave e SEMPRE informar o atributo “alt”;
  • Utilizar uma palavra-chave a cada, pelo menos, 1 ou 2 parágrafos;
  • Procure criar links internos para o próprio site;
  • Adicionar o atributo “rel” com o valor “nofollow” aos links de parceiros (ex.: <a href=”http://www.dominio.com.br/” rel=”nofollow”>Link</a>).

Esse post foi baseado um uma coletânea de sites pesquisados na Internet. Ainda estou estudando bastante sobre esse assunto e deve estar faltando algumas dicas.

Qual dica você acrescentaria às listadas acima?

Boa sorte.

8 Replies to “O que é SEO?”

  1. Pingback: Problogger

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